meditação sobre II CORÍNTIOS 4,5-18
A Palavra meditada hoje está em II Coríntios 4, 5 - 18.
DE FATO, NÃO NOS PREGAMOS A NÓS MESMOS, MAS A JESUS CRISTO, O SENHOR. QUANTO A NÓS, CONSIDERAMO-NOS SERVOS VOSSOS POR AMOR DE JESUS. POR QUE DEUS DISSE: "DAS TREVAS BRILHE A SUA LUZ EM NOSSOS CORAÇÕES, PARA QUE IRRADIASSE-MOS O CONHECIMENTO DO ESPLENDOR DE DEUS, QUE SE REFLETE NA FACE DE CRISTO.
PORÉM, TEMOS ESTE TESOURO EM VASOS DE BARRO, PARA QUE TRANSPAREÇA CLARAMENTE QUE ESTE PODER EXTRAORDINÁRIO PROVÉM DE DEUS E NÃO DE NÓS. EM TUDO SOMOS ORPIMIDOS, MAS NÃO SUCUMBIMOS. VIVEMOS EM COMPLETA PENÚRIA, MAS NÃO DESESPERAMOS. SOMOS PERSEGUIDOS, MAS NÃO FICAMOS DESAMPARADOS. SOMOS ABATIDOS, MAS NÃO SOMOS DESTRUÍDOS. TRAZEMOS SEMPRE EM NOSSO CORPO OS TRAÇOS DA MORTE DE JESUS, PARA QUE TEMBÉM A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE EM NOSSO CORPO. ESTANDO EMBORA VIVOS, SOMOS A TODA HORA ENTREGUES À MORTE POR CAUSA DE JESUS, PARA QUE TAMBÉM A VIDA DE JESUS APAREÇA EM NOSSA CARNE MORTAL. ASSIM EM NÓSOPERA A MORTE, E EM VÓS A VIDA.
ANIMADOS DESTE ESPÍRITO DE FÉ, CONFORME ESTÁ ESCRITO: EU CRI, POR ISTO FALEI (SALMO115,1) , TAMBÉM NÓS CREMOS, E POR ISSO FALAMOS. POIS SABEMOS QUE AQUELE QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS, NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM A NÓS COM JESUS E NOS FARÁ COMPARECER DIANTE DELE CONVOSCO.E TUDO ISSO SE FAZ POR VOSSA CAUSA, PARA QUE A GRAÇA SE TORNE COPIOSA ENTRE MUITOS E REDUNDE O SENTIMENTO DE GRATIDÃO, PARA A GLÓRIA DE DEUS.
E POR ISSO QUE NÃO DESFALECEMOS. AINDA QUE EXTERIORMENTE SE DESCONJUNTE NOSSO HOMEM EXTERIOR, NOSSO INTERIOR RENOVA-SE DE DIA PARA DIA. A NOSSA PRESENTE TRIBULAÇÃO, MOMENTÂNEA E LIGEIRA, NOS PROPORCIONA UM PESO ETERNO DE GLÓRIA INCOMENSURÁVEL. POR QUE NÃO MIRAMOS AS COISAS QUE SE VEEM. POIS AS COISAS QUE SE VEEM SÃO TEMPORAIS E AS COISAS QUE NÃO SE VEEM SÃO ETERNAS.
Devemos caminhar nesta vida olhando para o invisível. Ao olharmos para as coisas do alto, nos focando em Deus, teremos força para enfrentar qualquer sofrimento.
É preciso fazer escolhas durante nossa vida. Quando nos prendemos ao visível, nos focando nas coisas mundanas apenas, nos problemas, sofrimentos, angústias e na dor, nos fechamos para o que é divino. Dessa forma, nós nos esquecemos de olhar para o invisível e deixamos nossa fé de lado. Com isso, dificilmente produziremos bons frutos. Ao proferirmos uma simples palavra ou praticar um gesto ruim, mesmo que sejamos perdoados em seguida, isso deixará marcas no outro. Por mais que a pessoa ofendida nos perdoe, certas marcas ficam para sempre.
Infelizmente, não é fácil trabalhar nossas falhas e seguir pelo caminho certo. Mas acredite: você não está sozinho nessa luta, Deus sempre estará ao seu lado. É preciso traçar metas em nossa vida. Tenha como meta a santidade e coloque seu foco e esforço nas coisas invisíveis. Acredite no que você não pode ver, reforce sua fé.
Somente aquele que tem Jesus como Senhor é capaz de encontrar os verdadeiros tesouros da vida, mesmo nas situações mais inesperadas que acontecem em nossa vida.
Deus pega todas as marcas de sua vida e escreve seu nome de forma gloriosa. Louve a Deus, não pare na dor e no sofrimento, Ele tudo pode realizar!
Não tema diante dos desafios, faça o que puder, pois o que não for capaz, Deus proverá. Ele jamais desampara um filho e muitos menos lhe dá um fardo maior do que pode carregar.
Tome posse desse tesouro que está dentro de você. Permita-se usufruir da glória que Deus quer colocar em sua vida. Mas não se prenda ao visível, pois as realizações que o Senhor pode fazer estão muito além das coisas deste mundo.
A obras da misericórdia só podem ser realizadas por intermédio do Senhor. Deus é o começo e o fim de tudo que conhecemos. Bem-aventurado aquele que crê sem jamais ter sentido Seu toque, pois é esse o filho que experimentará o melhor encontro com Ele.
Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova